segunda-feira, 28 de setembro de 2009

SEGUNDA OPNIÃO MÉDICA

Antes de iniciar o tratamento, a paciente poderá desejar uma segunda opnião sobre seu diagnóstico terapêutico.

Os estudos demonstram que um breve atraso (de algumas semanas) entre a biópsia e o tratamento não interfere no tratamento e evolução da doença.

Há várias formas de se obter um médico para fornecer uma segunda opnião:

O próprio médico da paciente poderá encaminhá-la para um ou mais especialistas;

Os especialistas que tratam o câncer de mama incluem: cirurgiões, médicos oncologistas, cirurgiões plásticos e radioterapeutas;

A paciente poderá dirigir-se a um centro de referência para tratamento do câncer ou para um centro especializado no tratamento do cãncer de mama.

IMPORTÂNCIA DA RECUPERAÇÃO

O PERÍODO DE RECUPERAÇÃO DAS PACIENTES EM TRATAMENTO É MUITO IMPORTANTE E VARIA DE ACORDO COM AS CARACTERISTICAS INDIVIDUAIS, AEXTENSÃO DA DOENÇA E O TRATAMENTO RECEBIDO.
A PRÁTICA DE EXERCICIOS FISICOS APÓS A CIRURGIA AJUDA A RESTABELECER OS MOVIMENTOS E A RECUPERAR A FORÇA NO BRAÇO E NO OMBRO. AUXILIA, TANBÉM, NA DIMINUIÇÃO DA DOR E DA RIGIDEZ NAS COSTAS E NO PESCOÇO.
OS EXERCICIOS SÃO CUIDADOSAMENTE PROGRAMADOS E DEVEM SER INICIADOS TÃO LOGO O MÉDICO LHE EPRMITA, O QUE COSTUMA OCORRER UM OU DOIS DIAS APÓS A OPERAÇÃO. INICIALMENTE, OS EXERCICIOS SÃO SUAVES E PODEM SER TEITOD NA CAMA.
GRADATIVAMENTE, PASSAM A SER MAIS ATIVOS E DEVEM SER INCPORPORADOS À ROTINA DIÁRIA.
APÓS A MASTECTOMIA, O USO DO SUTIÃ COM PRÓTESE É ACONSELHÁVEL. A CIRURGIA PLÁSTICA DE RECONSTRUÇÃO PODE SER REALZIADA IMEDIATAMENTE OU POSTERIORMENTE. SEU MÉDICO AUXILIARÁ VOCÊ NESSA DECISÃO.