quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA

Como é feito o diagnóstico de câncer de mama ?
Para um diagnóstico precoce do câncer de mama, é necessário que toda mulher:
Faça um auto exame das mamas mensalmente
Vá ao ginecologista uma vez por ano

Como é feito o diagóstico clinico do câncer de mama
O ginecologista fará exame clinico e perguntas sobre histórico familiar

Palpação - palpando a mama com as mãos, o médico poderá sentir a presença de um nódulo, e neste caso solicitará alguns exames, tais como:
Aspiração - por meio de uma agulha fina e de uma seringa, se aspira certa quantidade de liquido ou uma pequena porção do tecido do nódulo para exames microscópico.
Esta técnica esclarecerá se trata de um cisto (preenchido por liquido), que não é cãncer, ou de uma massa sólida, que pode ou não ser cancerosa.
Mamografia - realizado através de RX especifico para examinar mamas. Permite ao médico saber o tamanho, localização e as caracteristicas de um nódulo com apenas alguns milimetros, quando ainda não poderia ser sentido na palapação.
Ultrassom - Complementa a mamografia e informa se o nódulo é sólido ou contém liquido 9cisto)
Biópsia - é a cirurgia para remover parte ou todo o nódulo. O tecido retirado é examinado ao microscopio pelo patologista. Este exame é a única forma segura de saber se o câncer está presente.
Receptores hormonais (estrógeno e progesterona) - São testes de laboratorio solicitados pelo médico, caso o câncer seja diagnósticado durante a biópsia. Estes testes revelam se os hormônios estão ou não estimulando o crescimento do tumor.
Com esta informação, o médico pode decidir se é ou não aconselhável a indicação de um tratamento a base de hormônios.
Este exame é feito no tumor e a amostra é colhida durante a biópsia.

Caso o exame detecte um cisto fluido, este poderá ser drenado por meio de uma agulha fina de aspiração.
No caso de um tumor benigno, poderá ser removido através de cirurgia, sem qualquer problema posterior ou sequela estética.
Alguns nódulos podem ser apenas espessamentos de parte da glândula mamária e não requerem qualquer tratamento, mas o médico poderá pedir que se consulte regularmente.
Caso a biópsia detecte um tumor maligno, outros testes de laboratório serão feitos no tecido para que se obtenha mais dados a respeito.
Também será solicitado exames (RX, exames de sangue, ultra som, mapeamento ósseo, provas de função hepática, etc) para verificar se o cãncer está presente em outras regiões do corpo.
Todos os testes e exames solicitados pelo médico têm como objetivo avaliar a extensão e o estadio da doença no organismo.

O sistema de estadiamento do câncer de mama leva em conta o tamanho do tumor, o envolvimento de gânglios linfáticos da axila próxima à mama e a presença ou não de metástases a distãncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário