A escolha depende:
do estadio da doença;
do tipo de tumor;
do estado geral de saúde da paciente.
Dependendo das necessidades de cada paciente, o médico poderá optar por um ou pela combinação de dois ou mais métodos.
Radioterapia - utiliza raios de alta energia que têm a capacidade de destruir as células cancerosas e impedir que elas se multipliquem. É um tratamento local, e pode ser externa ou interna.
Quimioterapia - é a utilização de drogas que agem na destruição das células malignas. Pode ser aplicada através de injeções intramusculares ou endovenosas ou por via oral.
Hormonioterapia - tem como finalidade impedir que as células malignas continuem a receber o hormônio que estimula o seu crescimento.
Esse tratamento pode incluir o uso de drogas, que modificam a forma de atuar dos hormônios, ou cirurgia, que remove os ovários - órgãos responsáveis pela produção desses hormônios.
Da mesma forma que a quimioterapia, a terapia hormonal atua nas células do corpo todo.
Reabilitação - vem auxiliar os métodos de tratamento para que a paciente tenha melhor qualidade de vida. é feita através da cirurgia plástica de reconstrução e dos serviços paramédicos de auxilio (fisioterapia, psicologia, etc).
Cirurgia - é a conduta masi comum e o principal tratamento local. O tumor da mama será removido, assim como os gânglios linfáticos da axila (esses gânglios filtram a linfa que flui do mama para outras partes do corpo e é através deles que o câncer pode alastrar-se).
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário