terça-feira, 22 de setembro de 2009

DISPLASIA MAMÁRIA

Quem sofre com o problema percebe a proliferação desordenada do tecido fibroso que sustenta as glândulas, levando à formação de pequenos nódulos ou cistos detectáveis no exame clínico, bem como um visível aumento no volume das mamas - o que para muita gente é sinal de um diagnóstico de cãncer.
Para a tranquilidade geral da nação feminina, porém, este quadro não desencadeia a tão temida mutiplicação anormal das células. E, melhor, não pode ser considerado, nem ao menos visto como uma doença.
Os números apontam que 95% das mulheres apresentam algum grau de displasia mamária, que atualmente é classificado pela Sociedade Brasileira de Mastologia como alteração funcional benigna das mamas.
Passou-se a considerá-la apenas uma manifestação de sensibilidade às oscilações hormonais que a mulher enfrenta durante toda a sua vida reprodutiva.
Pode se manifestar entre os 15 e 40 anos, tende a melhorar após a gestação e a lactação, e a desaparecer depois da menopausa.
O sintoma mais comum é a dor, que costuma ocorrer fora do período mesntrual ou exclusivamente nesta fase. Mas sua intensidade varia.
Quanto às causas, os médicos dizem ainda não serem totalmente conhecidas. Até pouco tempo eles sugeriam que o consumo excessivo de sal, cafeina e xantinas (substãncias presentes no chocolate) estava envolvido, hoje o que se observa, de fato, é que o estresse, correlacioando com a ingestão de alimentos gordurosos e, principalemnte, a ação do estrogênio e da progesterona (hormonios sexuais femininos) são os principais envolvidos.
Outra explicação estaria ligada ao fato de as mulheres modernas engravidarem poucas vezes e sofrerem uma ação hormonal continuada.

Atenção às alterações da mama
Nimguém discute que a detecção precoce é a arma mais poderosa contra o câncer de mama. Se o tumor for flagrado logo ni ínicio, as chances de cura batem os 90%. Para isso, além das visitas constantes ao médico e dos exames ginecológicos preventivos de acordo com a idade, sexo, hábitos de vida e histórico familiar, as mulheres contam com uma ferramenta bastante simples e eficiente: o auto exame.

Os sinais de perigo
Deformações ou aterações no formato das mamas
Abaulamentos ou retrações
Ferida ao redor do mamilo
Caroços nas mamas ou axilas
Secreções

Quando fazer o auto exame
Uma vez por mês. A mehor época é logo após a menstruação.
Para mulheres que não menstruam mais, o auto exame deve ser feito em um mesmo dia de cada mês.

Consulta médica necessária
Apesar de as alterações benignas da mama não representarem nenhuma ameaça à saúde, os especialisats aconselham tratar os sintomas para que a paciente fique tranquila, sofra menos e melhore a qualidade de vida.
Além disso, o uso de pilulas anticoncepcionais normalmente induz a uma melhora dos sintomas.
As pacientes contam ainda com um bom arsenal de medicamentos especificos.
Qualquer carocinho que aparecer não pode deixar de ser investigado, mas nada de entrar em desespero.
Os cistos, sacos cheios de liquidos, geralmente são formações benignas. E a punção para esvazia-los só é indicada em algumas situações, uma vez que o procedimento não impede que eles voltem a aparecer em outros lugares.
Por sua vez, os nódulos (espécies de cartilagens arredondadas que, ao serem apalpadas, lembram a ponta do nariz) requerem atenção.
A fim de que sejam inofensivos, precisam combinar tecidos fibrosos e glandulares, o que só se confere mediante a ajuda da mamografia e ultrassom.
A cirurgia para a retirada de nódulos, sobretudo aqueles com mais de 1cm de diâmetro é sempre indicada.
Para finalizar, a presença de um caroço nas mamas pode não ser sinal de perigo. Porém, se as caracteristicas dessa alteração mudarem de uma hora para a outra, aí sim, serão necessárias exames ,mais detalhados.

2 comentários:

  1. Oi meu nome é renata sinto muitas dor nos seios tenho 22 anos j tenho uma filha de 4 anos e essas dores começaram a pouco tempo e doe o mês todo e tbm sinto uns nódulos ao redor da mama mais só sinto ao apertar o seio e eles se encontram bem perto da glândula o q devo fazer?
    Deixei minha resposta no meu e-mail
    Barby20recife@gmail.com
    Obg.

    ResponderExcluir
  2. Oi meu nome é renata sinto muitas dor nos seios tenho 22 anos j tenho uma filha de 4 anos e essas dores começaram a pouco tempo e doe o mês todo e tbm sinto uns nódulos ao redor da mama mais só sinto ao apertar o seio e eles se encontram bem perto da glândula o q devo fazer?
    Deixei minha resposta no meu e-mail
    Barby20recife@gmail.com
    Obg.

    ResponderExcluir