domingo, 1 de novembro de 2009

RESSECAMENTO MÃO E PÉS - HIDRATAÇÃO

O ressecamento da pele que pode aparecer nas mãos e pés durante o tratamento de quimioterapia pode e deve ser controlado com o uso de produtos de hidratação.

Em alguns pacientes, a quimioterapia provoca a chamada síndrome mão-pé, que consiste em ressecamento da pele de mãos e pés, algumas vezes chegando a causar rachaduras, vermelhidão, descamação e ressecamento com esfoliação das unhas.

“A secreção sebácea faz um manto lipídico sobre a pele cuja função principal é de proteção. Com o ressecamento, essa proteção diminui, tornando necessária e importante sua reposição”.

A reposição é feita pelos cremes hidratantes, que podem conter substâncias diversas, como a uréia e alguns tipos de silicone, e agem para evitar a perda da água. Entre as substâncias que podem ser utilizadas há a vaselina, fácil de ser encontrada e de baixo custo.

A síndrome mão-pé deixa a pele muito suscetível a agressões externas, fungos e bactérias, e por isso é necessário manter essas regiões bem higienizadas.
É indicado o uso de sabonetes líquidos ou em barras que sejam hidratantes. A secagem deve ser feita evitando-se a fricção da toalha ou com o uso de um secador de cabelos. Depois da limpeza, deve-se passar o hidratante e voltar a usar o produto sempre que houver sensação de que a pele está seca.

É importante lembra que a coceira, que é resultado do ressecamento da pele, tende a reverter com a correta hidratação.

Como a pele está mais sensível nessa fase, é preciso estar atento à exposição solar. O uso de um protetor solar com fator de no mínimo 30 deve tornar-se rotina, sempre que o paciente sair de casa. Em ambiente interno, a luz fria só preocupa se a pessoa ficar exposta por longo tempo a uma fonte de luz que esteja a menos de 60 cm de distância.

Tudo o que acontece na pele das mãos e pés reflete-se nas unhas, por isso, o paciente pode observar alterações nas unhas, como espessamento e, às vezes, até sangramento ao redor delas. O tratamento para esse problema também é a hidratação.

Outros cuidados também são necessários: deve-se evitar a retirada da cutícula, bem como produtos químicos do tipo acetona e esmaltes.

Finalmente, para quem quer implementar o cuidado com a pele, é possível reforçar a proteção incluindo na alimentação itens ricos em betacaroteno – como cenoura, mamão, tomate e pimentão -, precursor da vitamina A, que tem ação fotoprotetora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário